sábado, 26 de novembro de 2011

Mudanças na Cidade Massa Critica

Massa Critica
Foi entre o som da  buzina da bicicleta do Antônio (oito anos), palmas e cantos de protesto “Vem, vem, vem pro Massa vem!”, “Nossa rua tá uma desgraça, vem pra rua! Vem pra massa!” que ontem o movimento Massa Critica iniciou suas atividades -ue são reconhecidas no mundo todo em prol de mobilidade urbana- na cidade de Cachoeirinha, Rs. O movimento iniciou através das redes sociais há cerca de um mês e em tão pouco tempo já teve repercussão positiva e a adesão de muitas pessoas as levando ontem 25/11 às ruas.
A concentração se iniciou as 19horas na ponte de Cachoeirinha e findou com a chegada por volta da 21horas e trinta minutos no Parcão da cidade.
Com cerca de trinta pessoas saindo da  ponte entre pedestres, ciclistas, skatistas chegou no parcão com a massa duplicada e uma certeza: a comunidade de Cachoeirinha está acordando para a necessidade de ir ás ruas e reivindicar direitos.
O movimento aguardou na ponte com paciência a chegada da Guarda Municipal da cidade ou de responsáveis pela Secretaria de Trânsito e Transportes que, foram oficiados cerca de vinte dias antes pelo integrante do movimento Léo Guimarães, porém eles não apareceram, tendo o grupo que iniciar as atividades sem a ajuda dos fiscais de trânsito que foram solicitados para certificar a segurança do protesto. Com organização interna o Movimento Massa Critica fez toda manifestação sem ter nenhum imprevisto ou ocorrêcia de problemas no trânsito, pelo contrário teve auxilio e interação dos motoristas.
Durante todo o percurso foram observados pedestres e skatistas pelas calçadas se unindo ao grupo, motoristas buzinavam e aplaudiam, flayers foram distribuidos ao motoristas e cartas apresentando o movimento Massa Critica foram entregues a cada sinaleira. Pessoas desceram dos ônibus e aderiram a manifestação, deficientes físicos foram representados pela ativista Michelini reivindicando passeios publicos adaptados. Muitos integrantes do grupo não conseguiram chegar no local devido ao fluxo de trânsito que parou a entrada da cidade ontem e com seus celulares iam twitando e postando nas redes socias o apoio ao movimento. Toda a ação do grupo foi filmada pela integrante Josi Valentim.
Uma coisa é certa: em Cachoeirinha a população está acordando de um sono que durava anos e não mais vai persistir. Mobilidade Urbana é um DIREITO DE TODOS E PARA TODOS, como cita a música do Leline, usada como tema musical do grupo. Amparados no Artigo 5 da Constituição os ativistas se mobilizaram, se uniram e estão em busca de melhorias para a cidade.
Adelante! Dia 23 de Dezembro novamente o Massa Critica vais as ruas e promete no mínimo duplicar os adeptos. Parabéns aos incentivadores. Ação gera mudança.

Nenhum comentário: