quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que é o Amor?

Voltei a ler um dos livros que mais me chamaram atenção e marcaram pensamentos positivos em mim, O Monge e o Executivo - Uma história sobre a essência da liderança do escritor James Hunter.
Lá pelas tantas ele joga essa pergunta que originou o título desta minha postagem. O que é Amor? Como definir o amor? Arrisca você ai um palpite antes de ler as linhas a seguir.
1
2
3
Acabou o tempo. Vou compartilhar com vocês as minhas três definições sobre o amor. Minhas não, de Jesus Cristo o meu Líder. Só as tomei como exemplo e tenho tentato todos os dias pô-las em prática.
O amor é definido de forma mesquinha pelas pessoas, e a  maioria das definições envolve sentimentos positivos.

Já leu a Bíblia? O Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, certo? E existe três palavras usadas em grego pra definir amor. Uma delas Eros, que está ligada á palavra erótico, ou seja, sentimento baseado em atração sexual. A outra palavra também grega era philos, que significa fraternidade ou amor recíproco segundo um dicionário on line que achei no google, é uma espécie de amor condicinal tipo, "tu me faz bem eu te faço o bem" e finalmente o substantivo agápe e o verbo correspondente agapaó, que significa amor incondicinal, baseado no comportamento de uns para com os outros, sem exigir trocas, um amor de escolhas deliberadas. Se lembro bem e melhor, se entendi bem o pouco que li e aprendi da Bíblia, Jesus Cristo quando fala de amor no Novo Testamento usa essa terceira palavra Agape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha e não no sentimento do amor.

Desta forma, Jesus Cristo não queria dizer que devemos fazer de conta que as pessoas ruins não são ruins, ou nos sentir bem a respeito de pessoas que agem indignamente. O que ele queria dizer é que devemos nos comportar bem em relação a elas.
Dizer e fazer não são a mesma coisa quando se fala em amor. Alguns vários amigos viviam dizendo que amavam suas namoradas, diziam isso na mesa de bar caçando mulheres. Alguns amigos que são pais, dizem amar seus filhos mas não tem tempo para eles.
Mais uma vez o amor toma significados diferentes.
O amor é o que o amor faz.
Pra mim ele se resume nas três palavras que iniciaram meus texto. Mas gosto mesmo é de citar algumas outras palavrinhas que ele me lembra: humildade, paciência, bondade, perdão, abnegação, honestidade, respeito e claro, compromisso. Seja com nossos filhos, com esposo, esposa u com qualquer ser humano.

Nenhum comentário: