sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Idoso pra quem pode!

Parece que o dia do idoso é 27 de Setembro, ou seria 1º de Outubro? Tanto faz. O que importa é que estas datas estranhas e comemorativas que fazem parte do calendário servem só pra duas coisas, você comprar algum presente pro tal alguém que se encaixa na data e para refletir. Então simbora.
No dicionário a palavra idoso significa curta e grossamente: alguém que tem bastante idade.
Segundo a estatística, bastante idade é ter mais de 60, incluo nesta lista minha sogra, meu avó, minha avô, o vizinho do lado, o padre Fernando, Mick Jagger, Caetano Veloso e Hebe Camargo e mais alguns amigos sessentões que eu admiro muito. Eles tem algo que invejo: experiência e um carimbo na carteira de identidade, podem andar de busão de graça, não ficam nas filas imensas e tem caixas preferenciais. Oba!
Lí dia destes que na Europa os idosos são considerados velhinhos muito mais tarde que nossos vovós brasileiros, lá a chance de morrer no sus é quase zero, eles tem melhor assistência e o governo cuida do povo de uma forma a se invejar, lá as mulheres que trabalham na roça não tem 30 com rosto de 50 e os meninos que jogam futebol no sol com 12 não tem a carinha de 16 cheia de pintas que amis tarde podem ser um câncer do mal. Fora que lá a assistência é melhor, o padrão de vida nem s efala e eu quero ir pra Europa! ¬¬
Aqui o governo é algo maior e mais cansativo que fila do Sus. Eu sinceramente não espero nada do governo há bastante tempo. Prefiro ser surpreendida como fui há algumas semanas quando meu aô precisou consultar e em 15 minutos foi chamado pelo médico. Espera dos sonhos. Milagre.
Eu quero ser idosa. Falta muito eu sei. Mas queria ser uma idosa com expectativa de vida superior, mas não em idade, e sim em qualidade, pena que aqui no Brasil isso dependa do governo. Pelo jeito, vou ser idosa antes do tempo e vou andar de ônibus sem pagar só se passar por baixo da roleta. Ouvi boatos de que vai ser importada para os brasileiros idosos do futuro outra forma de aposentadoria. Chega de inss a moda agora é idoso com aposentadoria privada.
Tem quem pode quem não pode: sacode!

Nenhum comentário: