segunda-feira, 14 de junho de 2010

É possível mudar o mundo?

Para a Onda Socioambiental sim: e esta mudança começa pela educação de base.
Através de parcerias com escolas da rede pública de Cachoeirinha, a Associação Onda Socioambiental do Brasil, leva até as crianças do ensino fundamental o Projeto Pingos. Uma atividade pedagógica que trabalha de forma dinâmica e lúdica a consciência social e ambiental com as crianças.

Conceitos básicos de comportamento ético e cidadão são abordados nesta incursão à temática da água e a relação do ser humano urbano com o meio ambiente. A proposta da ação, segundo a coordenadora executiva do projeto, a voluntária Josiane Valentim, é relacionar as questões vividas no cotidiano, exemplos próximos das crianças com a situação de degradação da natureza e suas consequências para o seu próprio futuro, através de atividades lúdicas e pedagógicas.

O Projeto Pingos, que está sendo aplicado em caráter experimental, já é um verdadeiro sucesso, tem chamado a atenção dos grandes canais de mídia das cidades de Cachoeirinha e Gravataí, por ter, em pouco mais de duas semanas, beneficiado mais de 700 crianças, das escolas Vista Alegre, Granja Esperança e Assunção.

Além do Projeto Pingos as escolas receberam o Projeto Reciclar é Simples: Na Onda do Sabão Ecológico, que conscientiza para os malefícios causados a natureza quando o óleo vegetal é descartado de forma incorreta e com a interatividade dos alunos, demonstra na prática o processo de produção do sabão.

A parceria alinhavada entre a Associação e as Escolas prevê a sustentabilidade da atividade. Após a realização dos eventos a escola continua trabalhando o tema do meio ambiente com seus alunos através de atividades propostas durante as atividades em sala de aula, fortalecendo os conceitos abordados e se transformando em um ponto de coleta de óleo vegetal saturado.

Um comentário:

Maldito disse...

Como tu julga somente meus comentários a teu bel-prazer, esse é só pra registrar que é meu último. E tenho dito...