sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Apito certeiro ou seria palpite? (texto escrito em 25/10/10)


Alguém leu a ZH deste domingo que antecedeu o Gre-Nal? Com alguns milhões de palpites em todas páginas possíveis? Uns diziam que era Inter na cabeça, Inter na certa, nem precisava perguntar era colorado açoitando as redes brancas do Estádio Olímpico. Outros davam uma ênfase do cão dizendo que o Jonas seria o cara. E adeus ao Lula, o cara era o Jonas, esquece  o polvo! Esse morreu, sobrou o Jonas. Um mito. Um riso sarcástico saiu do canto da minha boca agora e juro; foi sem querer. O que sei mesmo é que ninguém que puxa o melhor elogio ao seu time vence antes da partida terminar e eu, na minha sã e transtornada coerência evito qualquer palpite que anteceda jogos, política ou assuntos ligados ao que se chama de sorte.  (Eu odeio a merda da sorte, desculpe o termo). Ou azar, dependendo do caso. Mas ao abrir na página 42 da ZH deste domingo de Gre-Nal, (24/10/10) me deparei com palpites quase unânimes: quem decidirá o Gre-Nal é o Juiz. E deu ele. Eu disse. Todos disseram. Estava escrito. Quer dizer eu penso que é mesmo o juiz filho da mãe ou de quem quer que seja, que decide o futebol. Concordei com muitas colocações dos pretinhos mais básicos da rádio gaúcha, digo; da Rádio Atlântida do momento. Ta certo que dentre eles, salvas exceções do Potter e do Fetter – dois baita colorados (perdidos) – sem esquecer claro do Pianger que torce pro Figueirense – e por isso não entende de futebol?!- os demais eram doidos fanáticos e absolutamente malucos pelo tricolor gremista, mesmo assim ninguém puxou a farinha pro seu saco,  venceu a batalha do melhor palpite. Quem vai decidir este Gre-Nal? O juiz. É óbvio. E assim foi. Assim é e assim será eternamente. Neste domingo que se foi com um dois a dois mirrado e chorado se foi também uma das coisas que eu como gremista que sou, odiava do fundo do coração: o juiz da vez. Da hora, o cara. Era pra ser uma despedida, pra mim foi mais que isso foi uma festa saber que, de hoje em diante nenhum Gre-Nal será mais apitado e decidido por ele. Coisa de dor de cotovelo dizem uns, outros arriscam dizer que todo gremista pensa isso. Nem tô. To mesmo é pro fato de que minha torcida era pro Carlos Simon dar o tal apito final pra carreira dele. Isso sim é palpite certeiro! E foi. E que venha os demais Gre-Nais.

Nenhum comentário: