terça-feira, 13 de julho de 2010

Odiar e Amar tudo é preciso pra viver em harmonia

Tira o dedo do mouse se tu nunca odiou alguém. Mais que isso levanta o minguinho do pé quem nunca quis mesmo que inconcientimente, nunca quis que alguém sumisse do mapa, fosse abduzido por et's ou que tomasse uma pílula de "se-fragol" e desaparecesse. E ai? Alguém ousa?
Eu sabia, ninguém ousaria em sã conciência não ter alguém a quem odiar, detestar ou não simpatizar.
Parece loucura? Não, não é. É democracia. Livre arbítrio, essas coisas....
Para e pensa.
Que merda de chata seria a vida se todo mundo curtisse escutar Caetano Veloso deitado na rede, tomando caipira, vestido de manézinho da ilha pensando na tese do doutorado em agronomia estrelar?? Ah que inferno morar num lugar onde todo dia a empregada topasse mudar os móveis de lugar, o profesor resolvesse em conjunto com todos outros que lousa foi feita pra riscar com a ponta da unha e o dicionário deveria ser abduzido e no lugar de palavras fosse usado apenas as sílabas da internet. Todas meninas e mulheres usariam rosa bebê, os homens adorariam paletó verde musgo e viajar só fosse possível em tempos de férias coletivas. Não existe outra opção é essa e pronto! Ah.. e você jamais poderia não ir com a cara do fulaninho que acabou de conhecer.
Coisas iguais todo santo dia é uma chatisse sem dó. Sem eira nem beira. É uma escravidão a viver na mesmice severa. Eu me demitiria da vida se todo mundo fosse bonzinho, legalzinho, executivo, nadasse de costas e tivesse o mesmo talento do resto da população do planeta terra todinho.
Eu mesma detesto uma pá de gente que se faz de coitadinha, que enche o saco do vizinho, que judia dos bichos, de outras tantas que falam mal dos outros sem conhecê-los, odeio umas criaturas que estudam comigo porque copiam descaradamente os trabalhos da net e tiram boas notas enquanto eu me fudia literalmente pesquisando e tirava rasoáveis oito e meio Eu ando revoltada com as atitudes bestas do pai da minha filha que foi domesticado sem o mínimo bom senso, não curto a madrasta da minha filha por achar ela fútil demais apesar de no fundo saber que ela faz isso pra chamar a atenção. Não gosto do Daniel porque ele é metido a besta e promete mundos e fundos e não cumpre porra nenhuma deixando muita gente na mão. Não raras vezes odeio minha vizinha da esquina que fica em cima do muro cuidando cada passo que minhas visitas dão pra no fim do dia ir fofocar sobre a vida agitada que o 128 leva aos fins de semana. Odeio a mãe da Roberta porque ela é uma nanica que fala um monte de coisa sem pensar e acaba fazendo a filha dela de escudo pra realizar um sonho que é só dela e não da menina, odeio o Bruno que matou a amante e deu pros cachorros porque ela queria uma pensão pra criar um filho que era dele. Odeio a Governadora Yeda porque ela veio de fora do estado pra detonar com o piso salarial dos professores e com isso diminuir o número de professores bons no mercado, fora outras coisas mais. Odeio a Dilma que se juntou ao PT pra se eleger em cima do excelente governo do Lula e só vai fazer merda, ao invés de continuar a caminhada dele. E odeio a Marina que é conhecida internacionalmente mas aqui que é fundamental ela tá engatinahando. Odeio o prefeito, e uns vereadores também... odeio a guria do tele marketing e odeio as leitoras Aline de Alvorada e Roberta de Esteio que criticaram a última coluna da Martha Medeiros... fora alguns professores e amigos chatos que eu tenho.. mas que nem por isso amo.
Odiar alguém, não ir com a cara do fulano, desistir de fazer amizades porque ciclano é xarope demais... isso todo mundo deve fazer. Eu chamo isso de personalidade de privacidade e de escolha.
Se amar e ser legal pro mundo e pras pessoas que nele habitam é bom, selecionar quem se gosta e se convive é melhor ainda. Criar laços afetivos é maneiro demais. Evitar gente xarope também é. Minha psicóloga dizia pra tentar enumerar coisas que me irritavam, ou pessoas que me entediavam. Quando comecei a pensar nisso me assustei. Eu que achava que paz e amor é sensacional e exepcional pra gente viver bem... descobri que ter percalços e desavenças sociais faz parte. E faz bem.
Odiar e Amar tudo é preciso pra viver em harmonia no dia a dia.

3 comentários:

Joelson disse...

Legal... forte... inconsequente...

Um texto "multi-personalidade" (algo do tipo: serve para todos).

Algumas opiniões um tanto frageis pelas suas fontes de origem, mas um excelente texto.

Com a liberdade, tomando-o para mim, acrescentaria que nem todo moçinho é sempre moçinho e nem todo vilão é sempre vilão... e que talvez cuidaria mais para não transpor a cardeneta sugerida pela psicóloga, pois nunca se sabe quando aquele mala insuportável irá salvar a tua vida, ou simplesmente te ajudar a atravessar a rua...
Tem um filme que é quase uma lição de vida, chama-se: "Crash - no limite" vale muito a pena assistir, sei que tu gosta de filmes marcantes... este poderia ser uma versão visual do teu texto com o meu coment.

E convenhamos... tuas análises políticas estão muito fracas... são baseadas nas colunas do Correio de Gravataí? hehehe.

Bela leitura de fim de noite, parabéns pelo texto!

josi disse...

quando existe liberdade de expressão nada soa errado...
e minha visão política não é fraca e nem política... é simplismente baseada no cotidiano de milhares de brasileiros que tiveram suas vidas afetadas de forma positiva pelo governo lula.
E o correio de gravatai além de formador de opinião é fonte de pesquuisa sim, porém... pra aquele texto em questão...usei fontes ainda mais seguras que as do meu trabalho.

Bj

Natalia disse...

Adoro a parte que vc fala do sonho que nuam é da opessoa que o realiza...Mana uma coisa eu digoo...TE AMOOOOOOO!!!