sábado, 24 de julho de 2010

Mulherão

Chama teu irmão ai, ou teu pai, um sobrinho e talves se tiver coragem chama o maridão e peça para que ele (ou eles) descrevam um mulherão.
Imediatamente vão falar em tamanho dos seios, na medida da cintura, volume dos lábios, pernas e no bumbum. Ah a cor dos olhos alguns lembram. Talvez digam que mulherão é uma loira de 1,80m, siliconada com sorriso colgate extra banqueador. Dentro deste conceito poucas mulheres entram. O grupo é pequeno, deveras pequeno, Vera Fischer, Leticia Spiller, Malu Mader, Adriane Galisteu, Lumas e Brunas.
Muda o público a quem fez tuas perguntas.
Chama ai a irmã, a mãe ou a vizinha. (Pergunte a si mesma se fores mulher, claro!) o que estas mulheres consideram um Mulherão (com letra maiúscula) e você descobrirá que existe uma em cada esquina.
Mulherão é aquela que pega dois ônibus lotados de salto 15 pra ir ao trabalho e mais dois pra voltar, quando chega encontra o tanque lotado de roupa, filhos pra pegar na escolinha e louça do almoço pra lavar além de lutar contra o estômago de uma família morta de fome frente ao fogão.

Mulherão é aquela mulher que fica madrugadas a fio na fila para matricular os filhos na escola, ou para garantir um especialista no hospital, é auquela que passa horas na fila do banco pra buscar uma pensão de 100 reais. Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana sem férias nem garantia de 13º.
Mulherão é aquela que vem do super com várias sacolas depois de fazer malabarismo com o orçamento doméstico. É aquela que se depila, que passa mil cremes, faz dieta, malha, usa salto alto, meia calça, ajeita o cabelo e se perfuma, não sem antes ter a certeza de que o marido e os filhos estão todos ajeitados.
Mulherão é aquela mãe que leva filho na escola, busca na escola, leva no ballé, busca no ballé, dá banho, coloca pra dormir, conta histórias ouve histórias. É aquela mãe de adolescente que não dorme sem o filho chegar e pela manhã bem cedo está em pé, preparando o leite quente pro filho acordar e beber.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário absurdo, faz serviços voluntários, quem colhe uva, opera pacientes, lava roupa pra fora, bota a mesa, cozinha o feijão e lava a louça sempre sorrindo, embora no fundo de sua alma algumas lágrimas insistam em se esconder.
Mulherão é aquela que além de todo trabalho vive em prol do outro, defende o que é seu e cuida dos seus com unhas e dentes, com garra de leão. Que nunca foje da raia que tem persistência diante dos obstáculos que a vida impõe. É quem sabe onde cada coisa está dentro de casa, o que cada filho sentee o que o marido precisa.
Lumas, Brunas, Carlas, Luanas e Sheilas, mulheres nota dez no quesito lindas de morrer, mas mulherão mesmo é quem mata um leão por dia e ainda está sempre pronta para receber e dar amor aquele que é seu.



*Inspirado em uma coluna datada em março de 1999 por Martha Medeiros, finalizada com algumas, muitas; alterações.

Nenhum comentário: