terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Minha Porto nem tão Alegre...

Eu amo Porto Alegre, isso é fato.
Tem cidade mais linda? Talves tenha mesmo. Mas com os olhos apaixonados por hitória, beleza natural e tempo livre pra admirar Porto Alegre lanço o desafio; cidade mais bela não hà. Principalmente sendo capital.
O único defeito de Porto Alegre é o centro que movimenta milhares de pessoas guiadas apnas pelo consumismo e pela falta de tempo para apreciar cada detalhe do lugar onde passam. Pessoas cançadas e compromissadas com qualquer coisa menos com a cidade e o bem estar de estar em um lgar tão bonito como Porto Alegre.

Os passeios de barco pelos canais do Delta, os 15km da orla do Guaiba, o por do sol mais magnífico do mundo, o Gasômetro e toda história contida nele. As obras de arte distribuidas pelas ruas e passarelas. A fantasia e as viajens pelo universo no Planetário, o museu tecnológico da Puc o mini zôo e os pedalinhos da Redenção. E o que dirá as flores do Jardim Botânico em tardes de primavera. As praças restauradas do centro da cidade, os prédios que guardam dentro de si, museus, história pura e sentimentos inigualáveis. A casa de cultura Mário Quintana que abriga pensadores, músicos e um cinema por demais aconchegantes. O cais do porto, ah o cais do porto  seus navios ancorados a espera de uma outra viajem pelas aguas do Guaiba.

É estou um tanto apaixonada por passar horas do meu dia olhando pela janela do escritório o sol pairando sobre o cais e os pássaros voando acima de qualquer problema que a terra firme possa ter.

Tenho andado com a máquina em punho, fotografando, assimilando cada lugar e transferindo pro papel tudo de bom que há lá em baixo, na saida do prédio. Chega de rclamar pelo transtorno do trânsito do centro, pela falta de tempo e pelo barulho que entra nas janelas sujas do prédio. Quero ser positiva.

Ontem (25/01/10) convidei o Xu para algo diferente, jantamos na Rua dos Andradas, sobre um bonito por do sol, caminhamos um pouco pelas ruas bonitas e com bonitos prédios antigos, nos dirigimos ao Fórum Social Mundial, conhecemos alguns cantos do projeto e findamos nossa noite com um espetáculo às margens do Rio Guaiba, Solos Trágicos, com trilha musical do meu "preferido" Arthur de Faria (pop rock). Um peça muito boa nas margens de um Rio lindo. Ventinho leve sobre meus cabelos vermelhos e uma sensação maravilhosa de agradecimento, por estar em um lugar tão bacana e podendo aproveitar de algo tão bom mesmo sabendo que o mundo lá fora está por um triz. Que tem guerra rolando, gente perdendo seu lugar no mundo, natureza acabando. Mas preciso viver.

E Porto Alegre me convida a viver. Segue fotos que tirei da minha Porto Alegre, que anda nem tão Alegre...

Beijos a todos... boa semana!


Casa de Cultura Mário Quintana


Floricultura à moda antiga, feirante da Rua dos Andradas


Predio datado em 1917 - Hoje abriga o museu da Brigada


Por do Sol no Guaiba - Usina do Gasômetro

Nenhum comentário: