sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ontem lá no Tupã...


Ontem fui em um parque de diversões. Não que seja um mega hiper evento, mas é algo que me remete a um passado não muito distante.
Os sábados a tarde que meu pai pegava minha irmã e eu pelas mãozinhas ainda pequenas e descia lá no pátio em frente ao Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre dizendo: "Hoje, gurias vamos no parque."
E aquele dia era sempre o melhor de todos, enchia nossa imaginação de algodão doce e carrosel, enchia nosso paladar de coca cola em copo de 200 ml e roda gigante. Dava a impressão que íamos ser pra sempre crianças.
Enfim... Ontem fui ao Tupã, com um carimbo na mão direita, eu e o xuxu entramos na roda gigante, e a vista de um Porto não muito diferente de quando eu era criança encheu a nós dois de sorrisos e alegrias, coisa de criança mesmo, corremos pra conseguir entrar na fila do Crazy, andamos em tudo que foi brinquedo até que o parque fechasse, gritei no luping, chorei de rir do xuxu, afinal ele e o medo de altura faziam caras e bocas e grudavam as mãos dele em qualquer coisa que desse a impressão qeu ele estaria mais seguro caso desse uma pane qualquer. Foi bom, foi engraçado, foi como um passeio turístico, pois pra nós... a coisa mais difícil é achar o que fazer.

*

Falando em turismo... engraçado como deixamos nossa cidade esquecida por nossos olhos e lembrada pelos sonhos de tantos turistas.
Porto Alegre, com o Gasômetro, com o Pôr do Sol sonhado por tanta gente, o Guaiba e sua margem inspiradora de poetas, as praças e ruas serenas e românticas do Bom fim, a Redenção e o Parcão. O Iguatemi, os restaurantes, o Barra Shoping e a seus pés a linda vista do cartão postal de Porto Alegre, e todos os lugares mágicos que nossa cidade tem, Museus, escolas, arquitetura...
E eu lá no parque de diversões aproveitando um ponto turístico que vai embora em alguns dias, fechado em caminhões levando alegrias gritos e sorrisos dentro dos furgões, fiquei imaginando como é corriqueiro pra quem vive em um lugar como Porto Alegre aproveitar o que a cidade tem a oferecer.
Tenho um amigo de Santa Catarina, ele vive dizendo no msn que quer vir pra cá sentar no gasômetro e tomar chimarrão vendo o por do sol... eu dou algumas risadas na tela e digo: "Fiz isso algumas vezes e ah... não tem mais graça". Ele diz: "Mas tem uns museus tri legais ai, não tem?" Eu digo "Já fui em todos e não sei o que faço de diferente nos fins de semana..."

É a vida... cotidiana para uns, sonhada por outros...
Eu amo Porto Alegre, amo o Rio Grande do Sul, poucos lugares me chamam mais atenção do que aqui. Quero viver aqui, morrer aqui.
Hoje li no blog da Martha Medeiros sobre o espólio do Quintana e do Érico Veríssimo - que ainda não tem definido o local a serem expostos- onde ela diz :"Mas já avisei minhas filhas: mesmo que as traças me consumam, mantenham meus restos mortais aqui no sul, tchê. Razões puramente emocionais."
E eu concordo com ela...
Me deixem aqui no sul, tchê.

:)
Beijos, fiquem com Deus e uma boa pedida pra este final de semana é claro... além do Parque (atração turística do momento na zona sul, ali, do ladinho do Lindóia) é uma chima ao pôr do sol. E, se fizerem isso... lembrem do meu amigo... ele anda sonhando com esse dia. (que pra nós.. é meio corriqueiro. Mas não perde o glamur.)

Nenhum comentário: