sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dúvidas religiosas

O curso terminou (Liturgia Orante) e tirei alguns proveitos dele. Era de esperar que eu tirasse muitos proveitos, porém de lá sai com mais e mais dúvidas. Não as mesmas que eu tinha na cabeça antes de iniciá-lo. Mas outras. Mais grotescas e que me fazem ter raiva de mim mesma. Vou explicar o porque.
Cresci em uma família católica, aquela mesma, Católica Apostólica Romana, que tem quadros do Papa na parede da cozinha, relógios com motivos de santos e que crê fielmente na Virgem Maria. Que vai à missa todo domingo, faz novena, reza o terço e que preza os dez mandamentos, ou tenta ao menos.
Avós religiosos, pais religiosos, até por demais. Catequistas, estudiosos da Teologia para leigos e entendidos do assunto. Fiz primeira comunhão, crisma, Clj, Cenáculo, cursos para catequistas, dei catequese, participo das missas e creio sim que existe um Deus que monitora toda a perfeição. Mas não guardo santos na carteira, não idolatro essas imagens e raramente saia da igreja sem questionar e contestar essa ou aquela homilia. Será falta de fé? Se for virei judas, logo eu que me sentia um Pedro.
Em busca de respostas visitei outras igrejas, estudei outras religiões, participei de reuniões espíritas e conversei com gente que crê, gente que não crê e gente que se diz ateu. Sem nunca deixar de acreditar em mim, naquele sentimento que carrego comigo e que eu mesma criei em meu coração traiçoeiro: Deus existe e faz milagres acontecerem todos os dias na minha vida, independente de religião, credo. Na real sempre acreditei e continuo acreditando que a igreja é só mais uma simbologia, Deus existe dentro da perfeição que é a máquina central: o corpo. Se você reza na missa ou reza na beira da cama, não faz diferença. A diferença é, rezar acreditando no que está a dizer ou falando as ave-marias da boca pra fora.
Quero voltar a trabalhar com crianças na escolinha bíblica ou com a catequese. Esse tipo de trabalho me tras sentimentos bons que em nada se igualam, sinto falta disso. Falar de Deus pros pequenos, ler textos infantis e principalmente ouvir e ver os desenhos coloridos que com inocência as crianças externam nos trabalhinhos, são quase uma necessidade fisiológica em mim. Me completa estar entre eles os ouvindo.
Certa vez um deles me trouxe um desenho de um raio caindo sobre um homem, que estava podando uma árvore, um desenho todo colorido. Perguntei: que é isso? Ele disse: Ué prô! É um raio matando o homem. É deus matando o homem. Nossa? Deus? Matando?- perguntei pra ele sem entender. E ele me deu uma resposta que me marcou: - Prô só porque é deus, não pode matar ninguém? Deus pode ser mau igual agente.

Pensando assim. Tendo a cabeça mais aberta para as coisas do mundo e da fé, que eu resolvi estudar mais. E com a ajuda do Padre Bonifácio nas palestras que se seguiram, descobri que aquele menino estava certo. A bíblia não é 100% verdade. Ela é um caminho, a verdade vem nas nossas ações, quanto usamos as coisas certas para fazê-las e acima de tudo, quando compreendemos o que lemos.
Ele tirou de mim uma culpa por dar catequese com tantas dúvidas sobre o Deus de quem eu falava.
Ninguém sabe quem ele é, o importante é sempre procurarmos aprender e sanar as questões que brotam diante das leituras, das missas ou do convívio com as demais opiniões religiosas.
Eu queria muito sanar se Deus existe.
Mas posso esperar. Dizem os religiosos que Deus está no céu e o meio até ele é a morte.
 E eu nem tô mais com tanta vontade assim de conhecer essa verdade...

Não sei se esta imagem terá o mesmo impacto sobre vocês que teve em mim...
Beijos

Um comentário:

CALONGA disse...

Nossa adorei sua sinceridade e declaração de sentimentos, e o desejo de fazer a obra de Deus, fui católica e também nunca tive esse desejo de adorar imagens me sentia um pintinho fora do ninho, hoje sou evangélica e passe por vários dilemas, porem assim como no desenho tom e gerry tem um anjinho e um diabinho falando no ouvido deles faça assim pega ele e do outro lado o anjinho ensinando o caminho certo, assim também e com nosco.Isso se chama guerra espiritual, quando cremos que o senhor existe mas algo nos põe duvida sobre a sua existência.Só faço critica sobre a bíblia não ser 100% real, isso é meio incorreto de se dizer, pois se ela não é 100% verdade prefiro rasgar a bíblia e deixar esse Deus de lado, porem o Senhor já me Deu muitas provas de sua existência. E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. Marcos 12:33
Deus só que que vc o ame de todo o coração, a duvida impedi que esse sentimento chegue até ele, também tive Pedro como ex: Mas o senhor me levou aquele versiculo onde ele diz Pedro tu me amas, e pedro diz claro te amo senhor, Pedro tu me amas; senhor te amo e na terceira vez pedro tu me amas; Senhor tu sabes...Deus conhece o nosso coração,o nosso sentimento.
Quando levaram a Jesus crucificado, Pedro o negou e após o Senhor ressuscitar foi até pedro onde tornará a ser pescador e pedro o vendo Crêu e o amou e se tornou um grande evangelista da palavra do Senhor. e a parte mais linda é quando ele fala não tenho ouro nem prata, mas levanta e anda em nome de Jesus.... lindo! lindo!
Ame a esse Deus e qdo for ler a bíblia ore e peça a Deus para abrir a sua visão espiritual em um ato de fé. e você verá maravilhas do Senhor.Já lhe deixo a Paz do Senhor Jesus e medite no salmos 1 e salmos 115.
Provai e vede que o Senhor é bom Salmos34:8